Nardi Arruda homenageará Teresinha Maria Lemos Alves com medalha Albertina Krummel da Mulher

Para homenagear mulheres que se destacam em diversas áreas, a Câmara de São José realizará na terça-feira (10 de março), às 19h, no Plenário, Sessão Especial para entrega da medalha Albertina Krummel Maciel.

Cada um dos 19 vereadores indicou uma personalidade para receber a medalha. A homenageada do vereador Nardi Arruda (PSD, São José, SC) é a senhora Teresinha Maria Lemos Alves.

Confira a biografia de Teresinha Maria Lemos Alves

Nascida em 23 de março de 1943, Teresinha Maria Lemos Alves construiu história na educação de São José. Formou-se no Magistério no Instituto Estadual de Educação, lecionou por um ano em uma escola estadual do município de Antônio Carlos e durante 10 anos na Escola Estadual Wanderley Júnior, em São José, como professora alfabetizadora.

Empreendedora e com a vontade de ter mais autonomia na formação dos estudantes, Teresinha fundou em 1972 a tradicional unidade escolar Solar do Chapeuzinho Vermelho, no bairro Ipiranga. Inicialmente, Chapeuzinho Vermelho, como era conhecido carinhosamente, atendia somente crianças na Educação Infantil (até 6 anos). Mas a escola acompanhou o desenvolvimento dos estudantes e ampliou as turmas primeiramente até a 4ª série, depois ginásio (como era chamado antigamente), Ensino Médio e mais tarde, curso técnico.  Com o crescimento, a unidade – que atendia apenas pequenos – ganhou um novo nome: Colégio Conexão. A unidade teve 36 anos de história, contribuindo com a formação de cerca de 1200 estudantes anualmente.

Dona Teresinha se enche de orgulho quando fala dessa trajetória, por onde passaram cerca de 300 funcionários, entre professores, equipe pedagógica e técnica.

Moradora de São José há mais de meio século, Dona Teresinha, hoje viúva, formou uma família unida com 4 filhos, 6 netos e 2 bisnetos.

A dedicação à formação das pessoas ultrapassou as salas de aula. Na década de 70, Dona Teresinha formou o grupo Jovens Unidos de Barreiros (JUBS), transmitindo uma educação extremamente direcionada para formação enquanto cidadãos, ressaltando valores como a importância do respeito ao próximo e valores humanos. Cerca de 100 jovens na faixa de 18 anos participaram dos Jovens Unidos de Barreiros nos 14 anos de atuação.

Religiosa, Dona Teresinha também se dedica às atividades da igreja. É catequista, ministra da eucaristia e coordena curso para noivos há mais de 50 anos na Igreja Matriz de Barreiros. Ativa, Dona Teresinha, aos 76 anos, adora viajar, ir ao cinema, ler, estar com a família e segue alfabetizando pessoas voluntariamente. Frequentemente, adultos a procuram para aprender a ler e escrever. De portas abertas, Dona Teresinha recebe novos alunos e assim segue formando cidadãos.