PRESTANDO CONTAS 2019: vereador Nardi Arruda destaca principais conquistas e ações do ano

INFORMATIVOS 2017, 2018 e 2019

Prestando Contas 2017: http://bit.ly/PrestandoContas2017
Prestando Contas 2018: http://bit.ly/PrestandoContas2018
Prestando Contas 2019: http://bit.ly/PrestandoContas2019 

“Neste terceiro ano de mandato legislativo, alcançamos conquistas significativas que impactam no dia a dia dos josefenses, a exemplo: da expansão dos serviços dos Correios; da aprovação da emenda ao transporte metropolitano; da revisão da nova tarifação nas contas de água e esgoto da Casan; da aprovação da lei do Plano de Atenção aos Animais Domésticos em Situação de Abandono; e de investimentos em diversas áreas para São José”, resumiu o vereador Nardi Arruda (PSD) durante a apresentação do informativo Prestando Contas 2019.

Nardi Arruda reuniu na tarde desta quarta-feira (27 de novembro) jornalistas, moradores e familiares para detalhar as principais ações executadas em 2019, assim como fez nos dois primeiros anos de mandato legislativo. A apresentação também foi transmitida ao vivo na rede social www.facebook.com/nardiarruda44 e o vereador está distribuindo o informativo diretamente na comunidade.

Em 16 páginas, o informativo está organizado em quatro principais tópicos: leis, de autoria do vereador Nardi Arruda; projetos de lei protocolados; Nardi Arruda em números e principais ações.

NARDI ARRUDA EM NÚMEROS
(dados acumulados de 2017 até 30 de outubro de 2019, em função do fechamento da edição):
– 26 projetos de lei apresentados
– 256 presença em sessões
– 742 indicações
– 847 minutos de uso da tribuna
– 18 requerimentos protocolados
– 61 pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento em Projetos de Lei

AGORA É LEI
Desde a edição do informativo anterior, sete projetos de lei viraram lei:

– Plano de Atenção aos Animais Domésticos em Situação de Abandono (Lei Municipal nº 5.799/2019)
– Dia Municipal do Agente de Combate às Endemias (Lei Municipal nº 5.709/2018)
– Dia Municipal do Gari (Lei Municipal nº 5.752/2019)
– Declara de utilidade pública a Associação MotoClube Pedra Branca (Lei Municipal nº 5.747/2019)

– Nomeação de ruas:
Por meio de projetos de lei do vereador Nardi Arruda, foram nomeadas as seguintes vias públicas em Forquilhas:
– Rua Raulino Degracia, a via pública chamada de Rua D, Loteamento Moradas de Santa Felicidade (Lei nº 5.716/2018).
– Rua Ademir Rodolfo da Silva, até então conhecida como Rua E, situada no Loteamento Moradas do Santa Felicidade (Lei Municipal nº 5.733/2019)
– Rua Cesar Edineu de Sousa Arruda a via pública T-15, no Loteamento Recanto da Natureza (Lei Municipal nº 5.793/2019).
Nardi Arruda também solicitou atualização no Google Maps; já aos Correios, pediu inclusão destas vias na relação de entrega de correspondências.

PROJETOS DE LEI
Entre os projetos de lei apresentados pelo vereador Nardi Arruda em 2019 destacam-se:
– Pavimentação das vias públicas do itinerário do transporte coletivo (PL nº 35/2019)
– Doação de lajotas usadas (Projeto de Lei nº 86/2019)
– Conservação de terrenos não edificados (Projeto de Lei nº 4/2019)
– Bem-estar sonoro da pessoa com autismo (Projeto de Lei nº 5/2019, de autoria dos vereadores Nardi Arruda, Caê Martins e Orvino Coelho de Ávila)
– Divulgação de lista descritiva dos imóveis de propriedade do município (Projeto de Lei nº 45/2019)
– Nomeação de ruas no Loteamento Caminho das Flores (PL 128/2019)

MAIS AÇÕES
– Transporte coletivo: Nardi Arruda foi o idealizador da emenda aprovada ao Projeto de Lei Ordinária nº 72/2019, que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio de cooperação técnica com o Governo do Estado para o transporte metropolitano. A emenda prevê três pontos de convergência em São José (Sul, Norte e Oeste) e tarifa única. O vereador também fez indicação para instalação e manutenção dos abrigos de passageiros e fomentou reuniões com os responsáveis das empresas de transporte coletivo para aprimoramento do sistema existente.

– Correios: desde dezembro de 2017, quando os moradores relataram o déficit nas entregas de correspondências em São José, especialmente nos bairros Forquilhas e Potecas, o vereador Nardi Arruda batalhou pela expansão dos serviços postais. Após muitas reuniões e moção de apelo encaminhada pela Câmara de São José, os Correios realizaram contagem para sistema de distribuição e começaram as entregas de correspondências para moradores de 148 ruas em setembro.

– Revisada proposta de estrutura tarifária da Casan: após manifestações do legislativo josefense, a Aresc revisou a proposta de nova estrutura tarifária da Casan. O impacto nas contas de água e esgoto não será tão grande, como previsto inicialmente, que chegava a 18% em algumas faixas. Agora o impacto será praticamente linear com aumento de cerca de 8% para os consumidores que consomem mais de 8m³. Aqueles que consomem menos de 8m³ mensais terão redução de até 34%.

– Contorno viário: durante a visita do Ministro da Infraestrutura em São José, Nardi Arruda – junto com autoridades josefenses – reforçou a necessidade de ampliar o viaduto que liga os bairros Forquilhas e Colônia Santana, na Rua Luiz Carolino Pereira. Nardi Arruda também solicitou apoio, por ofício, aos Deputados Federais e Senadores para expansão do referido viaduto e reabertura da única via municipal que conectava os dois bairros.

– Governo do Estado: as demandas prioritárias de São José, relacionadas ao Governo Estadual, pautaram as reuniões dos vereadores josefenses no Centro Administrativo em maio. Os vereadores pediram melhorias para a SC-281 e para escolas estaduais, solicitaram reativação do IGP no município e contribuíram com ideias para o transporte metropolitano.

– Praça da Francisco Nappi: comunidade do bairro Ipiranga ganhará em breve área de lazer e esportes. O vereador Nardi Arruda fez indicação à Prefeitura e apresentou, em 2017, uma proposta de urbanização da área. Em reunião no dia 11 de junho, a Prefeita Adeliana Dal Pont autorizou a construção da praça na Rua Francisco Nappi, em frente ao nº 1163. Sob a praça, a Prefeitura de São José está executando a macrodrenagem do Rio da Palha, obra que contribuirá para evitar alagamentos na região.

– Investimentos em São José: a Prefeitura de São José lançou em setembro a Operação Mãos à Obra, um programa de investimentos de R$ 132 milhões em diversas áreas para 2019 e 2020. Além de prestigiar o lançamento, o vereador Nardi Arruda contribuiu com uma série de indicações ao Executivo
Municipal, apontando melhorias a serem executadas, e também com a economia de recursos na Câmara junto a outros vereadores, devolvendo valores à Prefeitura.