Prevenção a desastres: vereadores farão indicação para requerer recursos federais para São José

O município de São José pode se candidatar para receber recursos federais para ações de prevenção a desastres. Os vereadores josefenses Nardi Arruda (PSD) e Michel Schlemper (MDB) conheceram os trâmites para buscar esses recursos em reunião nesta quarta-feira (9 de maio), em Brasília, com o Secretário Nacional da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, Coronel Newton Ramlow, que por 8 anos comandou o 7º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em São José.

As ações de prevenção compreendem intervenções em áreas de risco, como: aquisição e instalação de equipamentos, infraestrutura urbana e rural, estabilização de encostas, contenção de erosões, realocação de famílias que vivem em área de risco, bem como prestação de serviços essenciais e outras medidas para diminuir a vulnerabilidade da população aos desastres, complementando a atuação municipal e estadual.

O primeiro passo para solicitar os recursos federais refere-se à elaboração de plano de trabalho. Assim que retornarem a São José, Nardi Arruda e Michel Schlemper farão indicação conjunta ao Executivo Municipal para essa construção, que envolve os setores responsáveis na Prefeitura de São José.

Também participaram da reunião com o Coronel Newton Ramlow, o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido; o vereador de Florianópolis Thiago Silva e o engenheiro civil Lucas Negreiros, chefe da Divisão de Prevenção e Mitigação do Departamento de Prevenção e Preparação da Sedec.

Agenda cheia em Brasília

Os vereadores estão em Brasília nesta terça e quarta-feira (8 e 9 de maio), apresentando as demandas dos 19 vereadores e da população de São José.

Na terça-feira, estiveram em reunião com o senador Dário Berger, quando explanaram sobre as propostas levadas a Brasília e também em audiência com o Ministro do Turismo para solicitar investimentos ao município.

Ainda na quarta-feira, cumprem agenda na Agência Nacional de Transportes Terrestres em busca de mais investimentos para mobilidade urbana, com melhorias na BR101, contorno viário da Grande Florianópolis e Via Expressa.