Projeto de Lei autoriza medidas de proteção aos profissionais de saúde

No Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem (20 de maio), a Câmara de São José aprovou o Projeto de Lei nº 027/2020, de autoria de vários vereadores, para implementar medidas de prevenção aos profissionais de saúde envolvidos no cuidado e tratamento aos pacientes infectados pelo coronavírus. A votação foi em primeira discussão do Parecer Conjunto da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social e Defesa do Consumidor e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Em pronunciamento, o vereador Nardi Arruda (PSD) destacou o trabalho dos profissionais de saúde, citando a atuação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Além de demonstrar dados alarmantes de mortes decorrentes do coronavírus entre esses profissionais no Brasil.

“Uma pena que neste dia tão importante para a enfermagem, tenhamos pouco a comemorar. Ontem o Brasil registrou o maior número de mortes por covid-19 em 24h (foram 1.179 óbitos). É o país com o maior número de mortes entre profissionais de enfermagem no mundo. Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), já são 137 profissionais de enfermagem mortos decorrentes da pandemia do novo coronavírus”, frisou Nardi Arruda.