Vereador Nardi Arruda conhece novo sistema de transporte público, proposto para Curitiba

Além de ouvir as demandas da comunidade, conhecer de perto a realidade e aplicar os conhecimentos como engenheiro, o vereador Nardi Arruda (PSD) está atento às soluções urbanísticas desenvolvidas e planejadas nacional e mundialmente.

No dia 27 de junho, o vereador esteve em Curitiba (com recursos próprios) para conferir o novo modelo de transporte público proposto, apelidado de CIVI (City Vehicle Interconnect; em tradução livre Veículos Interconectados na Cidade ) e analisar a aplicabilidade em São José e região metropolitana.

O CIVI prevê utilizar serviços conectados para criar um sistema de transporte inteligente ainda mais eficaz que os atuais BRTs. O modelo planeja terminais e estações conectados por fibra ótica, e veículos conectados por rede de dados, gerando ganho de eficiência e maior produtividade. Os terminais e estações terão painéis em LED com o horário em tempo real das chegadas e partidas. Essa tecnologia assegura ao CIVI viagens mais rápidas e pontualidade na manutenção de intervalos regulares entre veículos, evitando a formação de comboios.

 

Entre as vantagens apresentadas do CIVI estão:

  • Soluções de transporte inteligente, de baixo custo e implementação rápida.
  • Rápido, silencioso, confortável e com conectividade (wi-fi, painel informativo e informações em tempo real).
  • Sistema de alta capacidade (utilização de pistas exclusivas de transporte, preferência nos pagamentos, pagamento da passagem fora do veículo, estações exclusivas com embarque no mesmo nível dos veículos e portas largas que permitem maior fluxo de veículos, estação em tubo).
  • Parceria público-privada: 3% investimento da Prefeitura. Em Curitiba, valor total foi orçado em R$ 1,2 bilhão.
  • Proposta de Manifestação de Interesse.
  • Alternativa ao metrô e VLT.

No retorno a São José, o vereador resumiu a proposta do CIVI em pronunciamento na tribuna.