Vereador Nardi Arruda reclama da ineficiência dos serviços da Casan

“Tanto no serviço de saneamento básico quanto no abastecimento de água, o serviço prestado ao município pela Casan é precário. A Casan está desde 1997 com contrato vigente em São José e os serviços são ineficientes. Colocam em média 150 buracos por mês e algumas vezes chegam a 300, só com vazamento de água; calcula-se que cerca de 45% da cidade tenha rede de tratamento de esgoto, mas não se sabe se o morador fez a ligação corretamente e os rios continuam a receber esgotos in natura”, relatou o vereador Nardi Arruda (PSD), durante sessão de segunda-feira (16 de abril).

O pronunciamento do vereador foi motivado pelos requerimentos, de autoria do vereador Sanderson de Jesus (PMDB) e aprovados pelos vereadores nas sessões de segunda (16) e quarta (18), para que a Casan e a Vigilância Sanitária tomem providências quanto ao esgoto que vem sendo despejado nos Rios Carolina e Três Henriques.

“Os requerimentos são  salutares, mas precisamos cobrar de quem explora o saneamento básico no município e discutir um plano de saneamento, senão daqui há 20 anos outros vereadores que estiverem nesta casa discutirão outros requerimentos como esse”, alertou.

O vereador Nardi Arruda lembrou que morou na infância e na adolescência na Leoberto Leal e aproveitou aquele litoral, situação muito diferente da vivenciada atualmente. “Defendo sair do discurso e partir para a prática com o rompimento do contrato dos serviços de concessão que existe hoje em São José”, falou o vereador, citando como exemplo outros municípios que já romperam com a Casan, como Palhoça, Lages, Blumenau e Joinville.

Acompanhe o pronunciamento na íntegra.