Preocupados com a segurança nos bairros e o efetivo militar na cidade, os vereadores josefenses assinaram ofícios ao governo do Estado, Assembleia Legislativa, Secretaria do Estado de Segurança Pública e 7º Batalhão de Polícia Militar a fim de solicitar o aumento no número de policiais na cidade para complementar as guarnições no município de São José após os últimos concursos públicos realizados pelo Executivo catarinense.
Os documentos receberam aval de todos os parlamentares e foram encaminhados, nesta quarta-feira (17), pela Câmara Municipal de São José aos chefes dos poderes Executivo e Legislativo no Estado.
De acordo com o texto do ofício, o município de São José possui, segundo estimativas do IBGE, 250.181 habitantes, alcançando a colocação de 4º maior município em número de habitantes do Estado de Santa Catarina. Ainda, conforme informações retiradas junto ao portal de transparência governamental, o município de São José não possui um efetivo quantitativo adequado para atender toda a população, dispondo de 1 policial militar para 1.250 habitantes, enquanto municípios vizinhos, como é o caso de Palhoça e Biguaçu, possuem, respectivamente, uma relação de 1 policial para 800 habitantes e 1 policial para 500 habitantes.
Dito isto, sabe-se que, advindo novas contratações de policiais pela PMSC nos últimos anos, tal efetivo tende a ser redirecionado para novos batalhões, de modo a compor novas guarnições. Por isso, os vereadores, preocupados com a segurança pública na cidade, solicitam que o quarto município do estado seja contemplado de acordo com seu tamanho populacional e relevância para Santa Catarina.
Fonte: Câmara de São José
Confira o pronunciamento do vereador Nardi Arruda na íntegra