Nardi Arruda homenageia Claudio Roberto Rosa com medalha Afrodescendente

Em sessão solene na Câmara Municipal de São José, na terça-feira (20), os vereadores homenagearam personalidades de destaque com a entrega da medalha de mérito Afrodescendente. A solenidade é uma alusão à Semana da Consciência Negra.

Cada vereador indicou um homenageado. O líder comunitário e especialista na área de segurança eletrônica Claudio Roberto Rosa recebeu a medalha do vereador Nardi Arruda (PSD).

Confira a biografia de Claudio Roberto Rosa

Claudio Roberto Rosa, natural de Florianópolis e nascido em 4 de fevereiro de 1981, é um líder comunitário e profissional da área elétrica, com uma trajetória marcada pela dedicação à comunidade e pela luta antirracista. Desde 2015, quando se casou com a Fernanda, mora no bairro Real Parque, em São José.

Claudio é filho de Edenilto Antônio Rosa, funcionário aposentado da Celesc, e de Eliete Maria Rosa, assistente social e educadora, que foi membro do Conselho Estadual da População Afrodescendente (Cepa).

Do pai, Claudio herdou a paixão pela elétrica. Formado há mais de 20 anos em Eletrotécnica pelo Escola Técnica, hoje IFSC, iniciou a carreira como instalador e hoje atua como especialista em projetos de segurança eletrônica.

A influência da mãe foi determinante para Claudio, tanto em sua visão social quanto na importância de promover a igualdade racial. Desde 2022, Claudio preside a Sociedade Recreativa, Esportiva e Cultural Novo Horizonte, uma organização sem fins lucrativos fundada com a ajuda dos seus pais com o objetivo de promover inclusão social e oportunidades para a comunidade.

Claudio acompanha a organização há 39 anos, desde a sua fundação. Quando criança participava dos projetos sociais e depois de adulto passou a contribuir com a gestão da organização.

Atualmente, a Sociedade Recreativa, Esportiva e Cultural Novo Horizonte oferece três projetos sociais: oficinas de percussão para crianças; atividades de integração para a terceira idade; e aulas de dança de salão para casais.

Claudio valoriza a construção de vínculos sólidos e é reconhecido por sua habilidade de ouvir e unir pessoas em torno de objetivos comuns.

Por sua atuação comunitária e compromisso com a cultura afrodescendente, Claudio Roberto Rosa é o indicado de Nardi Arruda para o recebimento da Medalha de Mérito Afrodescendente, uma honraria que celebra a dedicação à valorização da diversidade e à promoção da igualdade racial.