A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta semana as obras de recuperação de um córrego afluente do Rio Carolina, na Rua Sabiá, esquina com a Nossa Senhora dos Navegantes, no Loteamento Jardim Zanelatto, no bairro Serraria. A intervenção atende a uma antiga reivindicação dos moradores, que conviviam há meses com esgoto a céu aberto, mau cheiro e risco de desabamento em três residências.
O trabalho prevê a construção de um muro de pedras para proteção das margens, melhorando a contenção e evitando o avanço da erosão. Ao todo, serão recuperados 130 metros do córrego e construídos 18 metros de novas calçadas. A previsão é de até dois meses para a conclusão dos serviços. Durante a execução, já foram retiradas mais de 30 caçambas de entulhos acumulados ao longo do leito.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, a obra não prevê a canalização do curso de água, mas sim a recuperação das laterais para dar mais vazão, melhorar o escoamento e eliminar o mau cheiro. “Esse é um trabalho que une proteção, limpeza e preservação do curso natural da água, garantindo mais segurança e qualidade de vida para quem vive na região”, reforça o secretário.
Morador da Rua Sabiá desde que nasceu, o mecânico Edevaldo Amaral Antunes, de 31 anos, comemorou o início das obras: “Muda tudo. Antes era insuportável, só lixo e mau cheiro. Estava bem complicada a situação. Agora estou impressionado, ficou muito bacana. Mais um mês e acho que já vai estar tudo pronto. Vai ficar bom mesmo”, disse.
Além de melhorar a paisagem urbana, a obra busca reduzir alagamentos em dias de chuva forte e garantir a segurança das famílias que vivem próximas às margens do córrego.
Fonte: Prefeitura de São José