Prefeitura de São José inicia construção de nova rotatória no bairro Forquilhas

Mais uma importante obra para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança no trânsito está em andamento em São José. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou a construção de uma rotatória na esquina das ruas Vidal Vicente de Andrade e Antônio Jovita Duarte, nas proximidades do CTG Os Praianos, no bairro Forquilhas. A intervenção tem previsão de conclusão em até quatro meses.

A rotatória terá cerca de 30 metros de diâmetro, com canteiros e sinalização adequada para reorganizar o fluxo viário em uma região considerada estratégica para o deslocamento entre bairros e o acesso à Avenida Prefeito Gervásio José da Silva (Beira-Rio). “O objetivo é trazer ordenamento ao trânsito local, o que representa mais segurança, redução dos congestionamentos e do tempo de deslocamento — e isso reflete diretamente no bem-estar das pessoas”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Durante as obras, o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, ressalta que pode haver impactos temporários na mobilidade da região, com lentidão no tráfego. No entanto, ele reforça que os benefícios serão duradouros: “A execução da rotatória também prepara o local para a futura duplicação da Antônio Jovita Duarte, no trecho entre acesso a Beira-Rio até o Lisboa, que facilitará ainda mais a conexão com vias estruturais da cidade”.

O secretário informa que haverá obras nos finais de semana e estão previstos a realocação de cinco postes de iluminação pública. “Eles serão redistribuídos, resultando em sete novos postes no local. Além disso, haverá intervenções da Casam, incluindo calçadas, drenagem, pavimentação e sinalização viária”.

A Prefeitura orienta os motoristas, motociclistas e ciclistas que trafegam pela área a respeitarem a sinalização, reduzirem a velocidade ao se aproximarem do trecho em obras, manterem a distância segura entre veículos e evitarem parar na via para observar os trabalhos, pois isso pode provocar retenção e aumentar o risco de colisões traseiras.

Fonte: Prefeitura de São José