Prefeitura intensifica desassoreamento em três pontos estratégicos de São José

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está realizando nesta semana três operações de desassoreamento de rios, valas e córregos em diferentes regiões da cidade. O objetivo é aumentar a vazão das águas, reduzir riscos de alagamentos e atender demandas da população.

No Rio Araújo, aos fundos da Avenida Josué di Bernardi, no bairro Campinas, foi necessária a interdição da Rua Álvaro Tolentino para permitir o descarregamento de uma escavadeira hidráulica. O equipamento, equipado com concha especial para retirar vegetação aquática, está sendo utilizado para remover resíduos, bancos de areia e sedimentos que afunilam a calha e dificultam o escoamento das águas. O material retirado é transportado para áreas de descarte apropriadas, com apoio de três caçambas posicionadas no local.

Com 5,3 quilômetros de extensão e cinco nascentes preservadas, o Rio Araújo sofre com o acúmulo de efluentes, óleos, entulhos e resíduos domésticos nos trechos urbanos. Segundo o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, a ação é preventiva: “Manter regular o fluxo dos rios é uma das formas mais eficazes de prevenirmos alagamentos. Além das ações do poder público, é fundamental a colaboração da população, especialmente quanto ao descarte adequado de resíduos”, destacou.

Na Beira-Mar de São José, a Avenida Acioni Souza Filho, uma máquina Bobcat está realizando a limpeza do córrego que deságua no mar, removendo sedimentos e vegetação acumulada. Já no Rio Forquilhas, próximo à Avenida Gervásio José da Silva (Beira-Rio Forquilhas) e à Rua Antônio Jovita Duarte, escavadeira retira vegetação aquática e areia do leito. Após cada descarga, o material coletado é espalhado para passar por um processo de desidratação natural antes do descarte definitivo.

As ações estão sendo conduzidas com cuidado técnico para evitar danos ao ecossistema local e garantir que as intervenções sejam eficazes e sustentáveis.

Fonte: Prefeitura de São José