Lei Municipal nº 6.002/2021 – denomina de “Espaço de Convivência Social Orides de Jesus Matos” área situada no Jardim Zanellato

A Lei Municipal nº 6.002/2021 (Projeto de Lei nº 059/2017), de autoria do vereador Nardi Arruda (PSD), nomeia de “Espaço de Convivência Social Orides de Jesus Matos” a área localizada no Loteamento Jardim Zanellato, bairro Serraria, situada entre as Ruas Gaivota e João de Barro, bem como entre as Ruas Afrisio de Senna Vaz e Nossa Senhora dos Navegantes.

Ao mesmo tempo, tal denominação homenageia Sr. Orides, cidadão participativo do bairro.

Biografia do Sr. Orides de Jesus Matos

Natural de Campos Novos, nasceu em 2 de fevereiro 1955. Aos 18 anos mudou-se para Lages para trabalhar, atuava na construção civil como pedreiro. Casou com Terezinha das Graças Matos com quem teve 7 filhos. Aos 26 anos, veio para São José em busca de oportunidade de trabalho. Foi um dos primeiros moradores do Loteamento Jardim Zanellato, no bairro Serraria.

Cidadão participativo, integrou a Associação de Esportes do Jardim Zanellato e a Associação do Bairro. Batalhava pelos josefenses mais carentes da sua comunidade, mesmo não estando em uma situação tão favorável financeiramente. Não deixava faltar comida na mesa dos moradores ao seu entorno. Se uma chuva afetasse uma casa, era o primeiro a mobilizar todos para o conserto e assim ajudava o próximo nas mais diversas situações.

Acreditava nos benefícios do esporte para a formação da comunidade, por meio do fortalecimento dos vínculos, disciplina e foco nos objetivos. Lutava para que o loteamento tivesse uma estrutura básica para a prática esportiva.

Sr. Orides contribuiu com seus serviços para a construção da Unidade Básica de Saúde do Jardim Zanellato, a primeira do bairro, e também da antiga igreja.

Suas qualidades despertaram admiração da comunidade, deixando um legado de união e perseverança. A presença dele é constantemente lembrada, especialmente na praça onde sentava todos os dias para ver os amigos e conhecidos. Sr. Orides prezava por bons relacionamentos e essa conversa diária na praça fazia seu dia muito mais feliz.

Faleceu em 27 de outubro de 2016, vítima de arritmia cardiovascular.

Confira a Lei Municipal nº 6.002/2021 na íntegra (aqui).