Correios aprova ampliação da entrega de correspondências em São José

Vereadores josefenses solicitaram essa expansão por Moção de Apelo e reuniões

Aproximadamente 140 ruas de São José, ainda não contempladas pelos serviços dos Correios, passarão a fazer parte do sistema de distribuição em setembro deste ano. A notícia foi anunciada nesta sexta-feira (19 de julho) pelo Superintendente Estadual dos Correios em Santa Catarina, Marciano da Silva Vieira, e gerentes (de atividades externas) Marco Paulo Romanovicz e (operacional) Janaína Weber Galiani durante reunião com os vereadores Nardi Arruda (PSD) e Abel Veiga (PHS).

Desde dezembro de 2017, os vereadores josefenses – por iniciativa de Nardi Arruda – solicitavam essa ampliação, especialmente nos loteamentos dos bairros Potecas e Forquilhas. Neste período, os vereadores apresentaram Moção de Apelo, participaram de reuniões nos Correios detalhando que muitos loteamentos estão prontos para o recebimento e realizaram vistoria in loco. Nardi Arruda também orientou os moradores para adequação das residências com instalação de caixas de correspondências e numeração correta das casas.

“Fizemos um trabalho de acompanhamento das ações dos Correios e contribuímos com muitas informações para avançarmos. Sabemos da importância de levar esses serviços para regiões que ainda não possuem a entrega de correspondências”, explicou Nardi Arruda.

Após as manifestações dos vereadores, a equipe dos Correios em Santa Catarina fez um levantamento em São José para um novo sistema de distritamento e apresentou à sede nacional em Brasília. Diante da aprovação, a Superintendência Regional iniciará a implantação em setembro deste ano. Em outubro, poderá fazer ajustes para adequações.

Moção de apoio: Correios como empresa pública
Durante o encontro, os vereadores entregaram Moção de Apoio, de autoria do vereador Clonny Capistrano (MDB) e assinada por vários vereadores, para manutenção dos Correios como empresa pública.

 

HISTÓRICO

2017

  • Dezembro de 2017 – moradores reclamaram ao vereador Nardi Arruda que a entrega de correspondências e encomendas estava deficitária em diversos bairros de São José, especialmente em Forquilhas e em Potecas, nos loteamentos San Marino, Ceniro Martins, Jardim Botânico, Tarumã, Recanto da Natureza, Vó Cota, Portal da Colina, entre outros.
  • 11 de dezembro 2017 – Nardi Arruda protocola na Câmara Moção de Apelo dirigida à Diretoria Regional dos Correios responsável por São José, referente à regularização ou restabelecimento dos serviços postais em todas as localidades do município.

2018

  • 25 de janeiro – data do ofício dos Correios em resposta, falando que os Correios não vislumbram possibilidade de expansão nessa região em virtude de Sistema de Distritamento não contemplar a faixa de CEPs disposta no ofício. Sugestão dos Correios: Caixas Postais Comunitárias; bem como importância do correto endereçamento.
  • 9 de fevereiro – reunião entre o vereador Nardi Arruda com coordenador de Distribuição dos Correios, Jairo Dias, e presença do presidente da Associação de Moradores do Loteamento Jardim Botânico, Daniel João Borges, para agilizar soluções.
  • 19 de fevereiro – aprovada por unanimidade Moção de Apelo, de autoria de Nardi Arruda, destinada à Diretoria Regional dos Correios para regularização ou restabelecimento dos serviços postais em todas as localidades do município, “principalmente nos loteamentos inseridos em Forquilhas e Potecas que não têm o serviço de distribuição de correspondências”
  • 6 de março – reunião entre vereadores e Superintendente dos Correios para discutir soluções. Presentes: Vereadores (Nardi Arruda, Orvino Coelho de Ávila, Clonny Capistrano e Ruanito da Silva); Superintendente Estadual dos Correios, Marciano da Silva Vieira; Presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Jardim Botânico, Daniel João Borges, e representantes dos Correios: gerente de atividades, Joel de Moura; assessor do superintendente, Eduardo Calliari; e o gerente de distribuição, Sandro Costa. Encaminhamentos: vistoria nos loteamentos para que os Correios possam avaliar a possibilidade de inserir as residências no sistema de distribuição. Em 90 dias, (prazo 4 de junho) o grupo se reunirá novamente para que os representantes dos Correios possam apresentar um diagnóstico da situação e estabelecer o que pode ser feito.
  • 21 de março – Vistoria (Nardi Arruda e Jairo Dias, coordenador de Distribuição dos Correios) Recanto da Natureza, Jardim Botânico e Tarumã. Identificação das ruas e numeração das casas.
  • 21 de março – Nardi Arruda apresenta indicação para Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito para instalação de placas de logradouros nas ruas dos loteamentos mencionados na moção San Marino, Ceniro Martins, Jardim Botânico, Tarumã, Recanto da Natureza, Vó Cota, Portal da Colina, entre outros.
  • 19 de junho – Nova reunião nos Correios. Participantes: vereador Nardi Arruda; assessora do vereador Reinaldo de Assis Neckel (DEM), Indinara Favero Silva; superintendente dos Correios em Santa Catarina, Marciano da Silva Vieira; coordenador de distribuição dos Correios, Juliano César Romanio; coordenador de Gabinete, Marcelo Ost e Presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Jardim Botânico, Daniel João Borges. Correios iniciarão no dia 6 de agosto a contagem para o sistema de distritamento na região. O levantamento deve levar aproximadamente um mês. Os dados serão encaminhados, provavelmente no início de setembro, para Brasília para avaliação. Uma nova reunião deverá ser agendada no início de novembro para verificar como estão os encaminhamentos em Brasília.
  • 23 de julho – Nardi Arruda distribui material informativo para adequação das residências nos loteamentos Tarumã e Jardim Botânico.
  • 20 de novembro – nova reunião para saber das novidades sobre a contagem para o novo sistema de distritamento. Além de Nardi Arruda, participaram da reunião: o Presidente da Associação do Loteamento Ceniro Martins, Mário Hartmann; e os representantes dos Correios: o assessor técnico do Superintendente, Eduardo Calliari; o Gerente de Atividades, Joel de Moura; e o Coordenador de Atividades Externas, Juliano César Romanio. Novidades: No Loteamento Ceniro Martins, as entregas devem ser ampliadas até março de 2019, já que são poucas ruas que não são atendidas pelos serviços. Até o segundo semestre de 2019, os Correios sinalizaram ampliar a entrega de correspondências para os demais loteamentos de Forquilhas e de Potecas.

2019

  • 03 de abril – veredor Nardi Arruda entregou mapeamento das ruas do Loteamento Ceniro Martins que recebem ou não correspondências. Esteve na reunião acompanhado pelo Presidente da Associação dos Moradores do Jardim Botânico, Daniel Borges, e o Vice-Presidente da Associação, Leonardo Mirando. Como representante dos Correios, participaram: o Superintendente dos Correios, Mariano da Silva Vieira; o Gerente de Atividades Externas, Marcos Paulo Romanovicz; e o Chefe de Seção, Juliano Romanio. O Superintendente explicou que foi feito um levantamento das necessidades, apresentado à sede nacional em Brasília em aproximadamente 30 dias deve obter parecer. Em busca de celeridade para esse trâmite, Nardi Arruda propôs intervenção política em Brasília. Nos próximos dias, apresentar requerimento ao senador Dário Berger para verificar como podemos agilizar essa análise. Uma nova reunião na Superintendência dos Correios está pré-agendada para julho.
  • 19 de julho de 2019Correios aprova ampliação da entrega de correspondências em São José para aproximadamente 140 ruas em setembro deste ano. A notícia foi anunciada pelo Superintendente Estadual dos Correios em Santa Catarina, Marciano da Silva Vieira, e gerentes (de atividades externas) Marco Paulo Romanovicz e (operacional) Janaína Weber Galiani durante reunião com os vereadores Nardi Arruda (PSD) e Abel Veiga (PHS). A relação das ruas será encaminhada pela gerente Janaína nos próximos dias. Em outubro, há possibilidade de ajustes nas ruas contempladas. Durante o encontro, os vereadores entregaram Moção de Apoio, de autoria do vereador Clonny Capistrano (MDB) e assinada por vários vereadores, para manutenção dos Correios como empresa pública.