Nardi Arruda concede medalha Adonias Simião Tavares à pedagoga Margareth de Oliveira

Em sessão solene na terça-feira (22 de outubro) na Câmara Municipal de São José, os vereadores homenagearam os educadores com a Medalha Adonias Simião Tavares. A honraria foi criada em comemoração ao Dia do Professor.

Cada vereador indiciou um educador que tenha destaque na área de atuação. A pedagoga Margareth de Oliveira foi a homenageada do vereador Nardi Arruda.

Margareth de Oliveira
Margareth de Oliveira é filha de Anita Leocadia de Oliveira e Raimundo dos Santos Oliveira. Nasceu em São Vicente, São Paulo. Em 1985, mudou-se para São José – junto com o marido – em busca de melhores oportunidades. Chegaram à cidade de Kombi e passaram o primeiro mês em uma pensão no bairro Campinas.

O marido da Margareth trabalhava vendendo cachorro-quente na Praça aqui em frente. Com muito trabalho, esforço e economia, em menos de seis meses, conseguiram comprar uma casa no bairro Ipiranga.

Margareth cursou Magistério no Wanderley Júnior e participou da segunda turma de Pedagogia da Univali do Sertão de Maruim. Tem especialização em Educação Infantil e em Gestão Escolar.

Ela atua há 23 anos como professora efetiva da Educação Infantil no município de São José. Ao longo da sua atuação profissional, Margareth ocupou diversos cargos de liderança na educação. Foi coordenadora pedagógica em vários períodos, entre 2004 e 2015, diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) Vida Nova em 2006 e parte de 2007, do Centro Educacional Municipal (CEM) Maria Hortência de 2009 a 2012, e do CEI Antônio de Quadros de 2016 a 2022. Atualmente, é diretora do CEI Professor Lindomar Antônio Fabro, em Potecas.

Margareth é mãe de José Flávio (40 anos), Ícaro (37 anos) e Guilherme (32 anos); sogra da Vanessa, da Diana e da Eduarda e avó de: Gabriel (19 anos), Marina (13 anos) e Eva (8 anos).

Coragem é a palavra que a melhor a define. Margareth acredita que ser professora é um ato de comprometimento intencional com a vida humana, sabendo que suas ações podem transformar a realidade da sociedade.