O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou a aprovação do financiamento da Beira-Mar de Barreiros na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (17). A operação de crédito externo junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) passou por análise da CAE tendo o senador Esperidião Amin como relator.
“Viabilizar uma obra desse porte é uma vitória para São José. A importância da Beira-Mar de Barreiros, a consistência dos nossos projetos e a saúde fiscal do município foram reconhecidos pelo Senado e pelo Governo Federal. Agora, mãos à obra”, afirmou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
O relator do projeto, senador Esperidião Amin, destacou a relevância da obra. “É uma obra muito importante para Santa Catarina, especialmente para a região da Grande Florianópolis. Eu vejo com muita satisfação o município de São José dando este passo importantíssimo para contribuir para a logística da região. Por isso o meu parecer foi favorável”, afirmou. A autorização ainda tramita no plenário do Senado, em regime de urgência.
Nas próximas semanas, São José assinará junto ao Fonplata o financiamento de US$ 43,2 milhões, aplicando uma contrapartida de US$ 10,8 milhões. Após assinatura do crédito externo, São José deve lançar os editais da Beira-Mar de Barreiros pela modalidade de Licitação Pública Internacional (LPI).
A Beira-Mar de Barreiros terá cerca de 3,7 quilômetros, e contempla uma estrutura de lazer, ciclovias e intervenções na drenagem urbana na região. A avenida inicia na região limítrofe com Florianópolis, no Rio Büchler, até a BR-101, no Rio Três Henriques, em São José.
Além do impacto urbano, a nova Beira-Mar de Barreiros deve gerar empregos, movimentar o comércio local e valorizar imóveis e negócios da região continental de São José. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu Licença Ambiental Prévia (LAP) ao projeto.
Fonte: Prefeitura de São José
