A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Serviços Públicos (Susp), iniciou nesta sexta-feira (29) a limpeza do córrego que corta o Loteamento Bosque da Pedra, no bairro Sertão do Maruim. A medida busca amenizar os alagamentos recorrentes que afetam os moradores da região.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, o problema de drenagem do loteamento é de origem estrutural. “O condomínio foi construído em uma área de cota abaixo da saída da tubulação existente, que já era anterior ao loteamento. O loteador não realizou o aterro necessário para elevar a área e garantir o escoamento adequado das águas pluviais. Com isso, o loteamento acabou sendo executado em uma bacia que fica retendo a água da chuva”.
Segundo o secretário, a responsabilidade pela solução definitiva cabe ao loteador. “A Susp será notificada para que o responsável realize a execução de duas novas redes de drenagem em linha reta, levando as águas até o Rio Maruim. Não se trata de falha da Prefeitura, mas sim da forma como o empreendimento foi implantado”, reforçou.
As equipes municipais já trabalham na limpeza do córrego, em um trecho de cerca de 500 metros. Até a próxima quarta-feira (3), duas máquinas estarão atuando na área. No entanto, há limitações para a execução do serviço, como terrenos particulares fechados com cerca elétrica, onde não é permitida a entrada das máquinas, e uma área verde protegida por mata nativa, onde a legislação ambiental não autoriza intervenção.
Arruda destacou ainda que a limpeza não pode ser feita em profundidade, pois o córrego está abaixo da cota de escoamento. “O que cabe à Prefeitura é realizar a manutenção do que está acessível, mas a solução efetiva depende da obra de drenagem a ser feita pelo loteador”, completou.
Fonte: Prefeitura de São José
