A Prefeitura de São José iniciou, nesta quarta-feira (13), uma série de ações de revitalização em pontos estratégicos da cidade para coibir ocupações irregulares e reforçar a segurança pública. As medidas, coordenadas pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Secretaria de Infraestrutura e pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, incluem limpeza, instalação de taludes, melhorias na iluminação e restrição de acesso a áreas vulneráveis.
O vice-prefeito e secretário da Susp, Michel Schlemper, reforçou o compromisso da administração municipal com a ordem e a segurança. “Não podemos permitir esse tipo de ocorrência na nossa cidade. Calçadas e praças não são locais para residências improvisadas. Se estiverem atrapalhando, provocando desordem ou colocando a população em risco, vamos atuar”.
Na marginal da BR-282 (Via Expressa), no limite com Florianópolis, onde há registro de concentração de pessoas em situação de rua que não aceitam atendimento, serão instalados taludes de pedras para dificultar permanências indevidas. O local receberá nove novos postes de iluminação pública com luminárias em LED, cabos de alumínio e instalação aérea para evitar furtos.
O acesso ao bairro Campinas, pela rua Presidente Nereu Ramos (Via Expressa), também será beneficiado com mais nove postes de LED. Já na Praça de Campinas, na esquina da Avenida Josué di Bernardi com a Rua Irmãos Vieira, serão implantados 19 novos postes, além do fechamento do acesso às margens do Rio Araújo, próximo ao elevado da Casan, onde será feito o enroncamento de pedras para evitar que o local seja utilizado para consumo de drogas ou habitação. Os postes de iluminação com luminárias em LED serão instalados em até 40 dias.
Outras frentes de trabalho incluem a ponte sobre o Rio Maruim, na divisa com Palhoça, na rua Frederico Afonso, onde haverá limpeza e colocação de pedras para impedir novas ocupações. A colocação dos taludes de pedras no marginal da Via Expressa e na Ponte Maruim será realizado pela equipe da Secretaria de Infraestrutura a partir desta quinta-feira (14).
Durante a operação desta quarta-feira, a Guarda Municipal abordou e revistou pessoas em situação de rua, encontrando armas brancas como facas e tesouras. Todas foram identificadas e orientadas sobre os serviços de assistência social disponíveis. Segundo Michel Schlemper, o objetivo é transformar áreas antes degradadas em espaços seguros e preservados.
“Quem vem para São José em busca de trabalho e oportunidade será acolhido. Mas quem acha que aqui é terra de ninguém vai encontrar dificuldade. Estamos trabalhando para garantir que a cidade seja um lugar de ordem, segurança e respeito”, afirmou. Participaram da ação em conjunto as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Guarda Municipal e fiscais de Áreas Verdes da Susp.
Fonte: Prefeitura de São José
