Transporte público coletivo

No dia 8 de junho foi realizada na Câmara Municipal a Audiência Pública que debateu o transporte público em São José.

A audiência foi proposta pelo vereador Nardi Arruda (PSD) e aceita por todos os demais vereadores. Na oportunidade, o vereador Nardi Arruda destacou em sua explanação a segregação de São José pelas BRs 101 e 282 e pelo morro na área do Bosque das Mansões, Pedregal e Solemar. Além disso, Nardi Arruda também destacou a saturação de veículos sobre os atuais eixos de deslocamento como as próprias BRs, Av. Leoberto Leal, Beiramar de São José, Av. Pres. Kennedy, Rua Antônio Jovita Duarte e a rua Vereador Arthur Mariano. Como proposta, o parlamentar sugere a criação de 3 pontos de integração para onde convergiriam as linhas entre os bairros e dali para Florianópolis. “Entre Forquilhas e Serraria há oito quilômetros, mas o cidadão anda 33 para chegar de um bairro ao outro de ônibus”, exemplifica Nardi Arruda.

Participaram também do ato vereadores, representantes do Executivo, das empresas de ônibus, da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), da Câmara de Palhoça, além do público presente que pode se manifestar por meio de perguntas escritas às autoridades.

Segundo Andréa Pacheco, Secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito a intenção da prefeitura é seguir o projeto desenvolvido pela Suderf que teve sua proposta apresentada pelo diretor técnico Célio Sztoltz que mostrou o projeto de integração da Região Metropolitana que visa fazer a conexão entre 8 municípios. Nesta proposta São José ficou no corredor entre Biguaçu e Palhoça, servindo de acesso a ilha. O diretor técnico destacou a otimização da frota e melhorias como ar-condicionado e GPS além das tarifas por trechos. Também presente na audiência, Cássio Taniguchi, Superintendente da Suderf, respondeu algumas questões da plateia sobre o uso de transporte pluvial e sobre a integração.

Plano Diretor

O novo Plano Diretor também fez parte do debate, Bianca Coelho, arquiteta e urbanista, integrante da equipe técnica da Granfpolis ressaltou a necessidade de se pensar a integração entre os bairros e de São José desenvolver novas vias de tráfego, pensando em um desenvolvimento estruturado e sustentável. “Os estudos mostraram que a mobilidade urbana foi a principal reivindicação da comunidade”, destaca Bianca. A arquiteta também relaciona o transporte público como o grande desafio para o desenvolvimento de São José, pois se relaciona com diversas questões sociais da cidade.

Ao final da Audiência Pública o vereador Nardi Arruda comunicou que irá relatar e encaminhar todos os apontamentos surgidos aos órgãos competentes, bem como colocou-se à disposição da Suderf e demais entidades para auxiliar no desenvolvimento do novo sistema de transporte público.

 

Veja as apresentações que foram exibidas durante as explanações:

Granfpolis (Clique aqui)

Suderf (Clique aqui)

Vereador Nardi Arruda (Clique aqui)

 

Algumas imagens da Audiência

 

Confira a Audiência na Íntegra