ÁGUA E ESGOTO: Nardi Arruda sintetiza principais ações

Saneamento, balneabilidade e revisão da nova estrutura tarifária pautaram as atividades

Durante o primeiro mandato como vereador por São José, Nardi Arruda (PSD) atuou por mais qualidade nos serviços prestados pela Casan e liderou movimento contra aumentos nas tarifas de água e esgoto, previstos com a nova estrutura tarifária.

Contra reajuste nas tarifas

Assim que tomou conhecimento sobre nova tarifação nas contas de água e esgoto, Nardi Arruda mobilizou os colegas vereadores para formar Comissão para analisar essa situação. A Comissão questionou a Casan e a Aresc (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina) sobre os aumentos que chegariam a 18% em algumas faixas de consumo, ampliando o debate para a Assembleia Legislativa com ofícios e visitas de gabinete em gabinete para sensibilizar cada um dos Deputados Estaduais para que também se manifestassem contrários a qualquer aumento. A Comissão encaminhou também ofício para Câmaras Municipais dos municípios atendidos pela Casan e recebeu apoio de muitos, pressionando os órgãos contra o aumento. “A população também foi incentivada a participar da consulta pública disponível no site da Aresc e levamos essa discussão até os veículos de comunicação. Diante desse nosso movimento, a Aresc revisou os cálculos e reduziu o impacto previsto incialmente de 18% para menos de 8% em algumas faixas de consumo”, resume Nardi Arruda.

Prevenção: monitoramento dos rios

Em relação à poluição fluvial, Nardi Arruda apresentou várias indicações à Fundação Municipal do Meio Ambiente para análise das águas:

Indicação nº 0775/2017 – solicitação de análise da água do mar coletada atrás da Estação Elevatória de Esgoto da CASAN, situada em Barreiros, devendo informar a possibilidade de acompanhamento mensal das condições da água no referido local.

Indicação nº 0774/2017 – solicitação de análise da água do Rio Carolina antes e depois da Estação de Tratamento de Esgoto da CASAN, instalada no Loteamento Morar Bem, devendo informar a possibilidade de acompanhamento mensal das condições da água no referido local.

Indicação nº 0773/2017 – solicitação de análise da água do Rio Araújo antes e depois da Estação Elevatória de Esgoto da CASAN, devendo informar a possibilidade de acompanhamento mensal das condições da água no referido local.

Indicação nº 0772/2017 – solicitação de análise da água do Rio Forquilhas antes e depois da Estação de Tratamento de Esgoto da CASAN, devendo informar a possibilidade de acompanhamento mensal das condições da água no referido local.

 

Despoluição das baías

Atento ao trabalho desenvolvido em Florianópolis para despoluição das águas da Beira-Mar Norte, Nardi Arruda protocolou indicação para implementação de sistema de despoluição na Beira-mar de São José e na Orla de Barreiros.

Investimentos em captação e distribuição das águas

Diante das constantes faltas de água em muitos bairros josefenses, a Comissão Especial apresentou Despacho questionando a Casan, entre outras questões, sobre investimentos em captação e distribuição.

Nova Estação de Tratamento de Esgoto da Casan
Nardi Arruda defende que é preciso investir em uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, utilizando soluções modernas e eficientes, tendo em vista que a atual causa sofrimento aos josefenses que convivem com odor e poluentes corrosivos, levando essa pauta a diversas autoridades.