Câmara aprova inclusão de São José no transporte integrado da Grande Florianópolis

Após três votações, a Câmara Municipal de São José aprovou na quarta-feira (12) o Projeto de Lei nº 72/2019. Dessa forma, o Legislativo autoriza o Executivo a celebrar convênio de cooperação com o Governo do Estado para o transporte metropolitano.

A matéria foi aprovada de forma unânime num trâmite que ainda incluiu a apreciação de emendas e a realização de Audiência Pública com técnicos da Casa Civil do governo estadual, UFSC, entre outros participantes da sociedade da região Metropolitana da Grande Florianópolis.

Presidente da Câmara, o vereador Michel Schlemper (MDB) sinalizou a importância das votações realizadas na segunda-feira (9 de dezembro). “Com a aprovação da matéria, esta Casa dá sua contribuição para o transporte metropolitano e espera que agora ele saia do papel”, frisou.

Da mesma forma, o vereador Caê Martins (PSD), relator do PL, destacou a ampliação da fiscalização do poder Legislativo no transporte metropolitano. “Tenho certeza que, a aprovação dessa proposta para a prefeitura municipal participar dessa construção, trará benefícios maiores ou menores para a cidade de São José”, disse.

A fala do relator fora ratificada por diversos parlamentares, entre os quais a vereadora Cristina de Sousa (PRB) que enfatizou a necessidade de transporte adaptado a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Já o vereador Antônio Lemos (MDB) citou um “debate maduro e emendas que beneficiarão a população de São José”.

Ainda durante a Sessão Ordinária, o vereador Nardi Arruda (PSD) relembrou a Audiência Pública realizada na semana passada, mencionando declaração do professor Werner Kraus Júnior, um dos coordenadores do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, acerca da contribuição desta Casa Legislativa em todo o processo.

Por fim, o vereador Clonny Capistrano (MDB) elencou uma série de benefícios que devem ser implantados a partir da integração do transporte metropolitano. “Acredito que não podemos pecar pela omissão, pois do jeito que está não pode ficar. A Câmara dá uma autorização com prazos e todos os cuidados possíveis, mas temos que procurar avançar no sistema público para termos ônibus mais decentes e, acima de tudo, ter os corredores de ônibus necessários para o transporte público ser atrativo”, ressaltou.

A matéria segue agora para sanção do Executivo.

Fonte: Câmara de São José