Contorno viário da Grande Florianópolis: vereador Nardi Arruda alerta sobre possíveis problemas

Obra pode contribuir para alagamentos no bairro Colônia Santana

O vereador Nardi Arruda (PSD), que é engenheiro civil, prevê problemas nas obras do contorno viário da Grande Florianópolis, executadas pelo Governo Federal. Na avaliação do vereador, a construção de uma ponte sobre o Rio Maruim, no bairro Colônia Santana, funcionará como barragem para as águas da chuva, impedindo o escoamento da água e contribuindo para alagamentos em caso de elevada precipitação pluviométrica.

“A questão é que não construíram a ponte toda elevada, fizeram um aterro para receber a estrutura, além disso não respeitaram as leis ambientais que preveem recuo de 30 metros em cada margem. Antes, a água corria por cima dos campos em direção ao mar e agora esse trajeto ficou limitado apenas ao leito do rio”, detalha o vereador.

Outra questão levantada pelo vereador é a execução de uma única passagem por baixo da futura alça de contorno com apenas duas vias que interligam toda região oeste de São José. “Essa será uma região de grande desenvolvimento da cidade nos próximos anos. Por que não dimensionar esse viaduto para os próximos 50 anos? Por que não pensar em duas pistas de ida e mais duas de volta, ou até mesmo três de ida e três de volta e passarelas para os pedestres?”, avalia Nardi Arruda, comparando o viaduto ao do Kobrasol, hoje saturado pelo trânsito intenso.

“Não tenho dúvidas de que essa é uma obra importante para a região, mas essas situações apontadas precisam ser resolvidas para não prejudicar os munícipes de São José”, conclui Nardi Arruda.

O vereador encaminhará os questionamentos aos órgãos responsáveis, como a Autopista Litoral Sul, a ANTT, o DNIT, o Governo Federal e o Ministério dos Transportes, e solicitará explicações.

Contorno Viário da Grande Florianópolis

Com 50 km de extensão, o contorno viário da Grande Florianópolis desviará o trânsito de passagem da BR 101, especialmente os veículos pesados, no trecho de Biguaçu (Km 177) a Palhoça (Km 220). O trecho atual da BR 101 será destinado ao trânsito local.

Videos

O vereador Nardi Arruda apresentou os detalhes dos problemas em dois vídeos, publicados na página do Facebook.

Problema 1: passagem estreita sob o contorno viário

Problema 01:Futura Alça de contorno da BR 101.Viaduto construído a pouco mais de um ano que servirá como única ligação dos Bairros Colônia Santana e Forquilhas em São José/SC.No futuro isso estará igual ao viaduto da BR 101 em frente ao bairro Kobrasol.

Publicado por Nardi Arruda em Terça-feira, 27 de junho de 2017

 

Problema 2: ponte sobre o Rio Maruim

Problema 02:Ponte sobre o Rio Imarui para a futura alça de contorno da BR 101, no bairro Colônia Santana – São José/SC

Publicado por Nardi Arruda em Terça-feira, 27 de junho de 2017

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *