Dia Internacional da Mulher: Vereador Nardi Arruda homenageará motorista Tatiana Vidal da Silva com medalha Albertina Krummel Maciel

Anualmente, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara de São José homenageia mulheres que fizeram e fazem história. Cada vereador indica uma mulher para receber a medalha Albertina Krummel Maciel.

O vereador Nardi Arruda, que tem entre as suas principais bandeiras a mobilidade urbana e por consequência o transporte público, escolheu uma trabalhadora do transporte coletivo para ser a homenageada. Tatiana Vidal da Silva é exemplo de mulher e profissional, trabalha há 13 anos como motorista de ônibus, 11 deles na empresa Biguaçu.

A solenidade será no dia 7 de março (quinta-feira), às 19h, na Câmara Municipal de São José, localizada na Praça Arnoldo de Souza, 38, Centro Histórico, São José.

Conheça mais sobre Tatiana Vidal da Silva

“Mulher no volante, sucesso constante”. A frase define bem a atuação profissional de Tatiana Vidal da Silva e de muitas outras motoristas, profissionais ou não.

Tatiana é uma das poucas mulheres motoristas da empresa, mas a transporte coletivo Biguaçu está de portas abertas para recebê-las, contribuindo assim para a quebra estereótipos de gênero e participando do desenvolvimento da sociedade.

Em uma profissão predominantemente masculina, Tatiana conta que o olhar desconfiado de muitos passageiros foi maior no início, quando começou na profissão há 13 anos. Agora, recebe diariamente muitos elogios e sabe que na direção, percorrendo a cidade e região, é vitrine móvel para demostrar a força da representatividade feminina nos mais diversos espaços.

Na direção, Tatiana inspira muitas pessoas. Ela já ouviu relatos de passageiras que só tiveram coragem de dirigir depois de vê-la ao volante.

Entre os principais desafios da profissão, Tatiana cita a falta de mobilidade urbana. Paciência e gentileza são os segredos dela para enfrentar o trânsito congestionado. A solução só vira se os governantes tiveram um olhar atento para o transporte coletivo, a exemplo de corredores exclusivos e integração do transporte na região.

Tatiana sabe da responsabilidade de transportar diariamente centenas, às vezes até milhares de pessoas. Uma tarefa que vai além do transporte, movimenta toda a sociedade, ajudando na economia e na educação, levando trabalhadores e estudantes para seus destinos.

A paixão pela profissão surgiu quando ainda era criança, observando o tio Worlei, mais conhecido como Zé Maria, ao volante. Zé Maria, na época, trabalhava como motorista de caminhão e mais tarde como motorista de ônibus. De carona com o tio, Tatiana conheceu várias cidades catarinenses e Estados brasileiros.

A carteira de habilitação na categoria D foi um presente do tio, assim que ela completou 21 anos, idade mínima para essa categoria.

O primeiro emprego na área foi na empresa de transporte coletivo Santa Terezinha, na qual trabalhou por dois anos. Depois, foi admitida na empresa de transporte coletivo Biguaçu onde trabalha por 11 anos, sempre com zelo, respeito às pessoas e ética.

A profissão também contribuiu para a formação da sua família. Tatiana conheceu o marido, Juliano, na empresa Biguaçu em 2016 e hoje eles têm a Ana Beatriz, de 7 meses.

Moradora de São José, Tatiana sabe que seu trabalho cria um efeito multiplicador em muitas pessoas, por isso reafirma sempre: “tudo é possível, é preciso batalhar e acreditar”.

Tatiana representa muito bem as motoristas, as cobradoras de ônibus e todas as mulheres que lutam diariamente para conquistarem seu espaço na sociedade.