Na Câmara de São José, Casan presta esclarecimento sobre falta de água e investimentos

A Câmara Municipal de São José recebeu nesta quinta-feira (18) representantes da Casan para prestar esclarecimentos sobre a falta de água em alguns bairros e planejamentos de investimento, como a Lagoa de Estabilização, em Potecas, e a expansão da empresa no município. A sabatina proposta pelos vereadores foi motivada pelas constantes reclamações de moradores sobre a falta de água na maioria dos bairros de São José.

Na reunião, o superintendente de negócios da região metropolitana da Grande Florianópolis da Casan, Joel Horstmann, apresentou o funcionamento da água e esgoto no município e respondeu a questões de vereadores.

No caso da falta de água em Barreiros, Horstmann aponta como solução uma nova adutora, que deve ficar pronta em maio e atenderá também Campinas e Kobrasol. Na região de Forquilhas, o novo reservatório em Forquilhinha – previsto para novembro de 2021 – também é apontado como uma solução para a falta de água. Já em Altos de São José, o representante da Casan diz que o problema não é a falta de água, mas sim os rompimentos na rede, impactados pelo aumento da população habitando a região.

Horstmann mostrou que a companhia investiu R$ 18 milhões no abastecimento de São José em 2020. O foco, reafirmou, são as ampliações das adutoras, como o projeto de transposição do Rio Biguaçu.

Esgotamento sanitário
Sobre o futuro da Lagoa da Casan em Potecas, que apresenta problemas de mau cheiro e oxidação em casas ao redor, o representante da Casan informou que a lagoa com lodo vai ser coberta. O projeto está em conclusão e será licenciado e posteriormente licitado. Ele estima que a obra custará mais de R$ 200 milhões com prazo de 3 anos.

Para a questão do esgoto, a Casan pretende realizar convênio com empresa para o ‘Se Liga na Rede’, que vai orientar os moradores a realizar a ligação na rede de esgoto de forma regular. Atualmente há cerca de 14 mil ligações de esgoto na cidade. Cobrança de prazos e aplicação de multas seriam de responsabilidade da Vigilância Sanitária.

Com esta visita, a Câmara Municipal de São José amplia a oportunidade dos representantes da população de conhecerem e questionarem as áreas técnicas acerca de diversos assuntos. Desde o início da atual Legislatura, estiveram na Casa integrantes das secretarias de Educação, Receita, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Infraestrutura.

*Informações do jornal Correio de Santa Catarina e Câmara de São José

Confira no vídeo os questionamentos do vereador Nardi Arruda