USJ: em defesa da educação superior e gratuita

Em defesa do ensino superior e gratuito para os josefenses, o vereador Nardi Arruda (PSD) participou na quinta-feira (19) de reunião na Câmara de Vereadores para discutir o futuro do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). O possível descredenciamento do USJ foi comunicado pela Prefeitura de São José nesta semana, conforme recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (Leia na íntegra aqui: https://abre.ai/dbkZ).

Na reunião, a Superintendente da Fundação Educacional de São José explicou que há um recredenciamento a ser realizado e em função de nova regulamentação o USJ não cumpre requisitos para continuar como Centro Universitário. Para setembro, está prevista uma análise do Conselho Estadual de Educação. Na avaliação da Superintendente, pode haver uma possibilidade da instituição ser classificada como faculdade. Por outro lado, foram levantados os apontamentos do Ministério Público para que o município cumpra primeiramente com suas obrigações legais, a exemplo da educação básica (Leia sobre a audiência na reportagem do Jornal Correio: https://abre.ai/dbl0).

Como alternativa, um grupo de vereadores protocolou na Câmara o Projeto de Lei nº 160/2021 para criar o Programa Bolsa Universitária Josefense. Pela proposta, o Poder Executivo fica autorizado a conceder bolsas de estudos para estudantes de nível superior, objetivando a continuidade e a formação acadêmica dos munícipes oriundos de famílias de baixa renda. O projeto é de autoria do vereador Nardi Arruda e assinam como coautores os vereadores: Adair Tessari, Alexandre Cidade, Antônio Carlos da Silveira Júnior (Toninho), Constâncio Krummel Maciel Neto, Jair Costa e Romeu Vieira. Confira o Projeto de Lei nº 160/2021 na íntegra.