Vereadores economizam e pretendem destinar recursos para a saúde municipal

 

Em busca de solução conjunta para melhorar o atendimento na rede municipal de saúde de São José, a Câmara de Vereadores recebeu nesta quinta-feira (14 de setembro) a Prefeita Adeliana Dal Pont e a Secretária Municipal de Saúde, Sinara Regina Landt Simioni.

A Prefeita destacou o aumento populacional do município nos últimos anos e detalhou os investimentos, citando o mutirão de exames que tem como meta zerar a demanda reprimida em exames, como ultrassom, mamografia e raio-X. “Nos últimos cinco anos, houve um aumento populacional na cidade de 23 mil pessoas oficialmente; mais 13 mil pessoas deixaram o seu plano de saúde. Então, tivemos um acréscimo de 36 mil pessoas que procuram a saúde municipal”, explicou.

O vereador Nardi Arruda (PSD) acrescentou que a crise na saúde no âmbito estadual reflete também no municipal já que muitos cidadãos se dirigem à rede municipal de saúde.

Sensibilizados com a situação, os vereadores propuseram devolver o valor economizado no orçamento da Câmara para a Prefeitura e destinar os recursos para zerar as filas. Nos últimos anos, a Câmara tem feito esse remanejamento, mas agora pretende antecipar essa devolução para agilizar os investimentos na saúde. “O legislativo josefense está junto com a população e construindo essa solução em conjunto com a Prefeita. Estou empenhado e empregarei todos os esforços, junto com a Presidência da Câmara, neste processo para contribuir para que os josefenses tenham um atendimento de qualidade na rede municipal de saúde”, enfatizou o vereador Nardi Arruda.