Em reunião com a Arteris, vereadores cobram melhorias em acessos à BR-101

Na Roda de Conversa, realizada na quinta-feira (27) pela Câmara de São José, com a participação dos parlamentares, os representantes da Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101, apresentou os investimentos no trecho que corta a cidade e das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) participou do evento e não perdeu a oportunidade de cobrar parceria e engajamento da empresa na melhoria da mobilidade urbana de São José. A presidente da Câmara acredita que o encontro foi o ponto de partida para uma discussão mais ampla das necessidades de mobilidade do município.

Orvino pediu solução para o passivo deixado pela construção da BR-101, que são os viadutos, incompatíveis há tempos com o fluxo de veículos que precisa circular entre os bairros da cidade. “Não é culpa da atual concessionária, mas é um passivo, do Ministério dos Transportes, que precisa ser resolvido”, destacou o prefeito. Ele argumentou também que os problemas de mobilidade são maiores nas cidades mais antigas e disse que São José, por exemplo, necessita de uma avenida que faça ligação entre a BR-101 e o Contorno Viário.

O diretor de Operações Sul da Arteris S.A, Antônio Cesar Ribas Sass, disse que a concessionária sabe dos gargalos existentes em São José e em toda a região e que tem sentido a necessidade de investimentos que vão além dos propostos no contrato de concessão com o governo federal. Ressaltou que há parceria com o Estado e com as prefeituras para levar adiante necessidades das cidades e da rodovia e que a empresa tem condições de executar as melhorias sempre que houver a anuência do poder concedente. “Entendemos que quando você garante mobilidade para as cidades você garante desenvolvimento econômico”, destacou.

O vereador Nardi Arruda (PSD) fez os seguintes apontamentos e sugestões à Arteris:

BR-101:
– Reavaliar a mudança no viaduto da BR -101, Km 199, Serraria, que desviou o tráfego para Rua Itália (rua sem condições de receber o tráfego de ônibus e caminhões de empresas).
– Mudança na saída 199 da BR-101, sentido sul, antes do Arena Parque, em Serraria, tornando-a uma entrada para a rodovia.
– Alça de retorno no túnel de Barreiros.
– Acesso da via marginal para acesso ao viaduto.
– Ampliação dos viadutos dos bairros Kobrasol e Roçado.
– Continuidade da Avenida das Torres até Palhoça (Trecho Sul). 

Contorno Viário da Grande Florianópolis:
– Melhoria da passagem no viaduto da Rua Luiz Carolino, que liga Forquilhas e Colônia Santana.
– Retirada do aterro sob a ponte do Rio Maruim. 

Confira no vídeo a Roda de Conversa (resposta a partir de 1h53min):
https://is.gd/qtHaiN