Ações para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

2 de abril é Dia Mundial de Conscientização do Autismo, transtorno global de desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação e o comportamento. Estima-se que exista um caso de autismo a cada 110 pessoas, conforme dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC – Center of Deseases Control and Prevention). Trazendo esses números para São José, seriam aproximadamente 2.200 pessoas com Transtorno do Espectro Autista no município.

Como vereador por São José, Nardi Arruda (PSD) tem proposto, discutido e aprovado projetos de lei para beneficiar essas pessoas.

“Orgulho-me em participar de uma Câmara tão comprometida com essa causa. Recentemente, apresentei junto com os vereadores Caê Martins e  Orvino Coelho de Ávila o Projeto de Lei nº 05/2019, que proíbe a emissão de sons e ruídos em espaços públicos que prejudiquem o bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, citou.

Além disso, votou favoravelmente a outros projetos de lei relacionados, de autoria de outros vereadores, que viraram leis municipais, como:
🔹 Lei Ordinária nº 5712/2018, dos vereadores Orvino Coelho de Ávila e Caê Martins, que institui a carteira de identificação do autista.
🔸 Lei Ordinária nº 5670/2018, do vereador Orvino Coelho de Ávila, que obriga os estabelecimentos públicos e privados a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.
🔹Lei Ordinária nº 5619/2017, dos vereadores Gilmara Vieira Bastos e Caê Martins, que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo.