Transporte Público Intermunicipal: vereador Nardi Arruda acompanha apresentação em São Pedro de Alcântara

Pela primeira vez, a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) apresentou à população a proposta de reestruturação do transporte público metropolitano na Grande Florianópolis. O vereador Nardi Arruda (PSD) participou da apresentação pública realizada na Câmara de Vereadores de São Pedro de Alcântara na terça-feira (15 de agosto).

A proposta de reestruturação objetiva melhorar a oferta de ônibus entre os municípios da região continental e reduzir a sobreposição de linhas municipais com intermunicipais. A reestruturação envolve diretamente oito municípios: Governador Celso Ramos, Biguaçu, Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas.

Mais uma vez o vereador Nardi Arruda demonstrou preocupação com o transporte municipal de São José e questionou o Diretor Técnico da Suderf, Célio José Sztoltz Júnior, sobre fiscalização do transporte municipal. “Hoje o Deter é o órgão responsável pelo transporte intermunicipal. Com a criação da região metropolitana, como fica a fiscalização nos municípios? Já está definido quem fiscalizará o sistema?”, perguntou.

Célio José Sztoltz Júnior explicou que a Suderf será responsável junto com todos os municípios da região metropolitana, além disso deverá ser criada uma fiscalização metropolitana, utilizando os fiscais municipais.

A apresentação pública será feita em outros municípios ainda no mês de agosto, conforme calendário:

16/8 – Antônio Carlos
17/8 – Gov. Celso Ramos
22/8 – Santo Amaro da Imperatriz
23/8 – Biguaçu
24/8 – Águas Mornas

Essa é a primeira etapa de oito previstas para reestruturação do sistema de transporte metropolitano

1 –    Apresentações públicas nos municípios (proposta de reestruturação do transporte público intermunicipal na região da Grande Florianópolis)
2 – Audiência pública inicial (Apresentação do edital de licitação para criação do sistema de transporte metropolitano)
3 – Consulta pública
4 – Avaliação técnica (Período de avaliação do edital pela sociedade)
5 – Audiência Pública final (Apresentação do edital com as contribuições recebidas e debate)
6 – Adequação do edital de licitação
7 – Edital para TCE (TCE avalia o edital)
8 – Publicação do edital de concorrência pública

MAIS MOBILIDADE URBANA

Mobilidade urbana é uma das principais bandeiras do vereador Nardi Arruda, que é engenheiro civil e técnico da Prefeitura de São José. O vereador tem trabalhado para melhorar o transporte coletivo.

Confira nesta linha do tempo algumas das ações nesta área:

Junho de 2017
Realização da Audiência Pública na Câmara de Vereadores de São José, proposta pelo vereador, para debater a situação do transporte público

U+2193.svg

Junho de 2017
Apresentação do Projeto de Lei Complementar 1/2017
Inclui emendas ao Projeto de Lei nº 71/2016, que trata das mudanças no transporte público, para garantir aos munícipes qualidade nos serviços, a exemplo de utilização de frota com no máximo 10 anos de uso e pontos de embarque iluminados e cobertos, e com informações expostas de forma acessível.

U+2193.svg

Julho de 2017
Vereadores Nardi Arruda e Antônio Lemos conhecem o sistema de transporte público de Blumenau
Os vereadores conversaram com o Prefeito Napoleão Bernardes, participaram da sessão na Câmara de Vereadores de Blumenau e conferiram na prática o funcionamento do sistema de transporte público. Nardi Arruda e Antônio Lemos trouxeram muitas ideias para serem implantadas em São José.

U+2193.svg

Agosto de 2017
Nardi Arruda manifesta-se contrário ao Projeto de Lei Complementar que altera a lei que criou a Região Metropolitana e a Suderf
Na ocasião, Nardi Arruda argumentou que o modelo de transporte apresentado segrega a região em norte (de Biguaçu até Governador Celso Ramos) e sul (de Palhoça a Santo Amaro da Imperatriz) e o problema permanece: a Capital como eixo central do transporte e do desenvolvimento.